Decoração industrial em ambiente corporativo

escritório industrial

O trabalho é o local onde passamos boa parte do dia e, em alguns casos, até mesmo a maior parte dele. Por isso mesmo, é natural – e desejável – idealizarmos um ambiente laboral o mais confortável e acolhedor possível.

Além disso, sabemos que a decoração é uma forma de expressar a identidade de um local e, sendo assim, queremos criar na empresa um espaço que transmita credibilidade e confiança para os clientes e o público externo em geral e, ao mesmo tempo, carregue a essência e os valores da nossa marca.

Sim, a decoração do ambiente corporativo pode ser algo bastante desafiador – e talvez por isso algumas empresas acabem caindo na mesmice, ou optem por uma decoração demasiado sisuda.

Uma excelente opção para fugir do óbvio é a decoração industrial, que está em alta e que pode dar uma cara nova ao ambiente de trabalho. Surgida nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, este tipo de decoração foi buscar inspiração em galpões velhos e fábricas antigas de Nova York que, devido aos altos preços do setor imobiliário, eram transformadas em moradias adaptáveis, chamadas de “lofts”. Por isso, cabos e canos aparentes, tijolinhos das paredes, aspecto rústico, piso frio em cimento queimado e cores neutras (preto, branco e cinza) são algumas das principais características deste estilo.

Além de imprimir um tom mais contemporâneo e arrojado aos espaços da empresa, a decoração industrial alia conforto e versatilidade. Neste post, reunimos algumas dicas de como usá-la no ambiente corporativo, deixando-o menos carrancudo e mais aconchegante e despojado. Continue a leitura e inspire-se!

Paredes e chão

Na decoração industrial, a parede de tijolo aparente ou de cimento queimado é um dos itens que não pode faltar. O efeito pode ser obtido com os próprios tijolos do local ou, caso não seja possível, até mesmo com um papel de parede que imite o efeito.

Para manter a aparência rústica, use o cimento queimado também no chão e em superfícies como balcões e estações de trabalho. Lembre-se a aparência inacabada faz parte do próprio conceito deste tipo de decoração.

Escritório com decoração industrial

Escritório com decoração industrial, com paredes de tijolo a vista


Iluminação e tubulações aparentes

Na decoração industrial, a iluminação é feita fundamentalmente com luminárias suspensas, ou lâmpadas ligadas diretamente na fiação, que ficam à vista de todos.

As tubulações também costumam ficar visíveis, como um item da decoração. Prefira canos mais finos e de ferro, que imprimem uma aparência mais sofisticada aos ambientes. Você também pode pintá-los com as cores da sua empresa ou com cores vivas, de modo a contrastar com o resto da decoração, que, como dissemos, adota tons predominantemente neutros.

Nas luminárias propriamente ditas, abuse do estilo vintage, em cores escuras e metalizadas, de aspecto envelhecido.

Luminárias de ferro

Decoração industrial, geométrica.

Móveis

A escolha dos móveis para o ambiente corporativo obedece, em primeiro lugar, à natureza das atividades da empresa e às necessidades do trabalhador. Na pegada industrial, é muito fácil aliar essas exigências a móveis bonitos e funcionais.

Feitos principalmente de madeira e ferro, tais móveis adotam uma tendência minimalista, com linhas retas e cores frias.  Os materiais garantem alta durabilidade e qualidade, oferecendo opções de diversos tamanhos, desde ambientes pequenos até espaços mais amplos. Além disso, são sustentáveis e de fácil manutenção.

A seguir, selecionamos três móveis da nossa linha que vão muito bem em ambientes corporativos.

A nossa Poltrona Creta, com suas linhas geométricas, é ergonômica e confortável, ideal ambientes como salas de espera.

Poltrona Creta, com base em madeira e pé de aço 1020

A Banqueta Legião é produzida em aço 1020, com acabamento galvanizado em pintura eletrostática a pó. Com seu design único, deixa qualquer ambiente cheio de personalidade.

Banqueta com base de madeira e pés de aço

A Mesa Navagio é um excelente exemplo de como o móvel industrial de excelência consegue aliar beleza e funcionalidade.

Mesa de centro com apoio de madeira e pés de aço

Inspirado para começar a decorar? Confira o nosso Instagram para mais opções de móveis industriais cheios de sofisticação e personalidade que irão deixar o seu ambiente de trabalho com aspecto moderno e  arejado. Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário