Aço comum e aço inox: qual a diferença?

Um homem cortando aço

Atualmente, as ligas metálicas são utilizadas em inúmeras indústrias, da automobilística à construção civil, passando pelos setores de eletrônica e comunicações. No design moveleiro, metais são protagonistas em peças modernas, sofisticadas e extremamente resistentes.

Com uma grande maleabilidade, durabilidade, elasticidade, boa resistência e boa condutividade térmica, o aço é, sem dúvida, um dos materiais mais importantes nesse contexto – se não mesmo o mais importante. Trata-se de uma liga metálica formada essencialmente por átomos de ferro combinados com outros compostos.

Tal é o protagonismo dessa liga no setor industrial que a sua metalurgia recebe mesmo uma denominação especial – a “siderurgia” –, e a sua influência no desenvolvimento humano foi tamanha que uma parte da história da humanidade foi mesmo denominada de “Idade do Ferro”.

No post de hoje, abordamos as principais diferenças entre dois tipos de aço bastante comuns – o aço de carbono e o aço inoxidável ou inox. Se você sempre teve curiosidade em saber o que distingue esses dois materiais, continue a leitura e fique por dentro!

 

O aço de carbono

O aço comum é uma liga metálica formada essencialmente por átomos de ferro e carbono, na qual a porcentagem deste último composto varia de 0,008% a 2,11%. Esse tipo de aço apresenta uma média resistência a fatores externos, como a umidade, e alta probabilidade de enferrujamento. A ferrugem nada mais é que o resultado da oxidação do ferro em virtude do contato com o ar e a água, o que acaba resultando na deterioração do material original.

A busca por uma liga de aço metálica que não se deteriorasse com facilidade ocupou os cientistas durante muito tempo. Os primeiros trabalhos realizados no sentido de melhorar essa resistência à oxidação datam de meados do século XIX. Em 1912, surgiriam os primeiros aços inoxidáveis. Vejamos as suas características a seguir.

 

O aço inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de ferro e de crómio, podendo conter outros elementos em sua composição, como o níquel e o molibdénio. Você reparou, portanto, que, em termos químicos, a principal diferença entre este tipo de aço e o anterior é a presença de carbono ou crômio. Embora pareça apenas um detalhe insignificante, essa pequena variação é decisiva para as propriedades de uso e de conservação dos produtos resultantes dessa liga. Quais são então, na prática, os impactos?

O aço inoxidável apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a principal delas a alta resistência à oxidação atmosférica. De fato, o aço inox possui muito mais resistência contra ferrugem e corrosão em relação ao aço de carbono.

No caso do aço inoxidável, o crómio presente nessa liga oxida em contacto com o oxigênio do ar, formando uma película fina e estável de um composto chamado de “óxido de crómio”. As moléculas desse composto resultam em uma espécie de barreira impermeável, que isola o metal abaixo dela das agressões externas do meio. Sendo assim, podemos dizer que este tipo de aço não enferruja.

A descoberta do aço inoxidável representou importantes avanços em diversas indústrias. Quando surgiu em 1912, as ligas tiveram como aplicação imediata a fabricação de talheres, que, até então feitos a partir de aço carbono, se corroíam com facilidade devido aos ácidos contidos nos alimentos.

Atualmente, esta liga é utilizada em inúmeros tipos de demanda. Vejamos algumas outras de suas características:

– Facilidade de limpeza;

– Baixa rugosidade da superfície;

– Aparência higiênica;

– Resistência a altas temperaturas;

– Resistência a variações bruscas de temperatura;

– Boa relação custo/benefício;

– Forte apelo estético, remetendo à modernidade, à leveza e à sofisticação.

 

Léo Móveis: estética e durabilidade

 

Na Léo Móveis, utilizamos o aço inoxidável como uma das principais matérias-primas para móveis com design contemporâneo e sofisticado. O uso desse material, aliado à madeira de qualidade, significa que as nossas peças têm um tempo de vida útil superior à de outros projetos e não enferrujam.

Sendo assim, nossos móveis, como mesas, estantes, cadeiras e bancos, podem ser utilizadas em áreas internas e externas, mesmo em áreas litorâneas, mais sujeitas à ação da água do mar. São perfeitos para quem procura aliar a preocupação com a estética da peça a fatores como a durabilidade e a resistência.

A nossa missão é transformar aço e madeira em verdadeiras obras-primas. Quer conhecer as nossas peças? Confira o nosso Instagram.

Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário