4 dicas de móveis para apartamento compacto

Os chamados “estúdios”, apartamentos compactos com cerca de 30 m² e muitas vezes projetados com ambientes totalmente integrados, são cada vez mais comuns e cada vez mais requisitados, sobretudo em grandes cidades.

Em parte, essa tendência reflete o encarecimento do metro quadrado nas metrópoles brasileiras. Por exemplo, no Ibirapuera, tradicional bairro de São Paulo, o metro quadrado gira em torno de R$ 22.733, valor 3,6 vezes maior do que a média dos demais bairros da cidade paulista. Já em Florianópolis, esse valor gira em torno dos R$ 7.000. A capital catarinense, aliás, é a nona cidade com preço de metro quadrado mais elevado do país, ficando à frente de Curitiba, por exemplo.

 

Mas há outras razões para esse crescente interesse por estúdios. Os espaços pequenos têm menos custos de manutenção e facilitam as tarefas de arrumação, limpeza, organização e mudança – assim, sobra mais tempo para viver a vida! Além disso, esses apartamentos costumam ser cantinhos aconchegantes, numa boa medida para famílias pequenas, estando geralmente inseridos em empreendimentos equipados e cheios de benefícios aos moradores, como academias, espaços de coworking, bicicletários e até lavanderias.

Na hora de decorar esses espaços, um dos principais desafios é escolher os móveis. Trata-se de um aspecto da decoração que faz toda a diferença não para só garantir uma boa circulação em uma metragem exígua, mas também para criar um ambiente que pareça maior e mais agradável.

 

Se você precisa de ideias de decoração que conciliem essas necessidades que acabamos de referir, este artigo vai te ajudar! Confira as dicas que separamos a seguir para deixar o seu estúdio funcional e aconchegante.

 

 

#1 Aposte em móveis multifuncionais

Escolha os móveis que atendam a diversas funções é uma excelente ideia para apartamentos pequenos. Falamos de sofás e mesas retráteis, camas que viram sofás, camas com escrivaninhas, estrados com gaveteiros, calçadeira baú que servem também como banco.

Por exemplo, em um único cômodo, você consegue criar um escritório e também um quarto para acomodar eventuais visitantes. Uma mesa multifuncional retrátil serve tanto para uma pequena família quanto para ser usada por mais pessoas, podendo normalmente ocupar um espaço bem menor.

 

Uma opção supercriativa nessa pegada é substituir o rack tradicional por um banco – a ideia é que a TV seja instalada na parede, claro. Isso poupa espaço e faz com que você tenha mais uma opção de assento ao receber visitas. Quando não estiver sendo usado para esse fim, o rack pode abrigar algum objeto de decoração, como um vaso de flores.

O nosso banco Araucaria pode até parecer um rack insuspeito, mas é perfeito para executar essa ideia. Com um design robusto, estrutura em tubos e madeira Jequitiba Rosa, a peça conjuga elegância e simplicidade.

 

 

#2 Simule a sensação de espaço

Como afirmamos de início, um dos principais desafios de decorar um apartamento pequeno é criar um ambiente que pareça maior do que o que consta na planta.

Uma excelente dica para conseguir esse efeito é apostando em móveis que não encostem no piso – o piso, aliás, deve ser, de preferência, todo igual, pois isso também ajuda a criar uma sensação de amplitude no espaço.

Quando você vê o piso “entrando” debaixo das peças, como se os móveis estivessem flutuando, gera-se automaticamente a sensação de que o espaço é maior. Apostar em móveis vazados é, portanto, um dos imperativos de uma decoração para apartamentos pequenos.

A nossa poltrona Creta é uma excelente aposta para conseguir esse efeito, podendo ser usada para complementar o ambiente da sala. Charmosa, com uma estrutura vazada, feita de tubos de aço 40×20 mm e assento e encosto em madeira Garapeira, ela é perfeita para ambientes pequenos.

 

 

 

#3 Cores sóbrias

A opinião mais consensual entre os decoradores é que, em um apartamento pequeno, convém não abusar muito das cores. Usar uma paleta neutra como base vai enfatizar a sensação de um espaço leve e mais amplo. Além disso, o uso de móveis com design reto cria continuidade e ajuda a prolongar o espaço.

A ousadia pode ficar por conta dos toques de cor em acessórios e pontos estratégicos, como roupas de cama e almofadas – mas também não convém abusar, pois, quanto mais homogênea for a paleta cromática do espaço, maior a sensação de amplitude. Diferentes texturas e cores muito chamativas e variadas transmitem muita informação e podem carregar o espaço.

 

Sendo assim, opte por móveis de cores claras e neutras. As peças da Léo Móveis são ideais para essa dica. Integradas ao estilo industrial, são criações em aço e metal, com um design minimalista e moderno, o que também capta muito bem a “vibe” dos estúdios das grandes cidades.

Que tal apostar na nossa banqueta Legião? Ela é perfeita para a bancada da cozinha americana, tão comum em apartamentos pequenos, que frequentemente têm espaços integrados. Com um recorte geométrico, estilo retrô e, por isso mesmo, contemporâneo, a peça conta com assento regulável de altura e é produzida em aço 1020 na cor preta e assento de Garapeira.

 

 

#4 Desapegue e organize

Escolha em primeiro lugar os móveis maiores e fundamentais, aqueles sem os quais, em geral, é mais difícil passar sem, como cama, mesa, cadeiras etc. Só então, comece a pensar em peças complementares e nos acessórios. Assim, depois de definido o essencial, fica mais fácil preencher os espaços que eventualmente sobrarem.

Mas, desde já, adiantamos: é provável que você tenha que abrir mão de alguma coisa – por exemplo, se você já tem armários na cozinha, talvez possa perfeitamente dispensar um aparador.

Outra dica boa para a organização de um apartamento pequeno é investir em baús ou cestos, de modo a organizar objetos e papéis, mas sem comprometer tanto o espaço com os móveis.

 

Gostou das nossas dicas? Quer ver mais opções de móveis para apartamentos pequenos? Então, dá uma olhada no nosso Instagram ou visita o nosso site – além de bancos, poltronas e banquetas, nós temos opções de mesas, cadeiras e estantes com design moderno e minimalista, ideal para espaços como estúdios. E na Léo Móveis você não encontra somente opção de peças para interiores. Por exemplo, a nossa floreira Ilos é outra excelente para quem quer cultivar plantas na sacada de um espaço pequeno.

 

Até o próximo post!

 

Léo Móveis Contemporâneos

Os comentários estão desativados.