Aço e madeira: móveis contemporâneos

Sala de jantar com móveis em madeira e aço

A humanidade tem usado móveis desde o início da civilização.

Nos primórdios, objetos naturais, como tocos de árvores e pedras, faziam as vezes de mesas e cadeiras. Pesquisas arqueológicas mostram que, já há cerca de 30.000 anos, as pessoas começaram a construir as suas próprias mobílias. As peças mais antigas que chegaram até nós foram encontradas em casas primitivas na Escócia, Reino Unido, e incluem armários e camas, todos feitos em pedra.  

Além da pedra, há outro material extremamente importante na fabricação de móveis: a madeira. Ela começou a ser usada lá no Egito Antigo, há uns 3 mil anos. Técnicas complexas de marcenaria permitiram   peças resistentes à passagem do tempo e ao próprio uso diário. Combinada com a madeira, as ligas metálicas, como o aço, são também amplamente usadas no mobiliário, resultando em peças modernas, sofisticadas e extremamente resistentes.

O post de hoje é dedicado às principais características desses dois materiais nobres: a madeira e o aço, protagonistas dos móveis da Léo. Continue a leitura para saber mais por que, juntos, eles formam uma dupla imbatível no design moveleiro!

 

A madeira: móveis para durar

Quando pensamos em um móvel, a primeira coisa que nos vem à cabeça é precisamente a madeira, certo? Por que isso acontece, por que essa associação imediata povoa o nosso imaginário? Bem, há algumas características que fazem da madeira um material, de fato, muito especial.

Como já dissemos, a madeira tem sido utilizada pelo homem há milhares de anos. Talvez por isso mesmo ela tenha se tornado um símbolo da própria ideia de matéria-prima, evocando um sentido de “força vital”. Universal e atemporal, ela está presente da construção de casas e edifícios à indústria moveleira. Isso porque se trata de um material extremamente resistente e duradouro, que dá um toque sofisticação à decoração dos interiores, combina praticamente com tudo e cria imediatamente uma sensação de conforto, como se representasse a própria ideia de casa.

A característica da resistência é, sem dúvida, das mais importantes para a fabricação de móveis. Por exemplo, a madeira Cumaru, que usamos em algumas das peças da Léo, chega a durar 100 anos. Então, com os cuidados adequados e boas práticas de conservação, adquirir um móvel com uma madeira de boa qualidade é na verdade fazer um investimento para a vida!

Há diversos tipos de madeira disponíveis no mercado, cada um com diferentes características mecânicas, de densidade, higroscopia (propriedade de absorver água), cor, grão, resistência ao apodrecimento e odor. Nas criações da Léo Móveis, utilizamos diferentes tipos de madeira de lei. Trata-se da madeira maciça, de árvore, a única 100% natural. Devido à sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e à umidade, os móveis dela resultantes apresentam um longo tempo de vida útil, além de um excelente resultado estético.

 

Aço inoxidável: design, praticidade e resistência

O aço inoxidável (ou inox) divide com a madeira o protagonismo nas nossas criações.

Esse tipo de aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e crómio, podendo também conter outros elementos, como o níquel e o molibdénio. Em termos químicos, a principal diferença do aço inoxidável para o aço comum é a presença de carbono. Embora pareça apenas um detalhe insignificante, essa pequena variação é decisiva para as propriedades de uso e de conservação dos produtos resultantes dessa liga.

É que o aço inoxidável apresenta uma alta resistência à oxidação atmosférica, em comparação ao aço comum ou de carbono. Sendo assim, é bastante resistente contra a ferrugem e a corrosão, sendo, por isso, ideal para móveis utilizados em áreas exteriores, como as varandas e a beira da piscina.

Além disso, o aço é extremamente fácil de limpar e dá uma aparência higiênica às peças. Por ser flexível, esse material pode ser usado para fabricar os móveis de design mais ousado e criativo, com forte apelo estético, remetendo à leveza, à sofisticação e à contemporaneidade. Sendo assim, quem adquire uma peça de aço está levando para casa um produto que não sai de moda.

 

Léo Móveis: estética e durabilidade

Na Léo Móveis, o barulho da serra no aço convive com as lembranças agradáveis do cheiro da madeira e da serragem. Juntos, madeira e aço formas as bases para móveis com design contemporâneo e sofisticado, com um tempo de vida útil superior à de outras propostas, sem o inconveniente da ferrugem.

Nossas peças como mesas, estantes, cadeiras e bancos podem ser utilizadas em áreas internas e externas, mesmo em regiões litorâneas, mais sujeitas à ação da água do mar. São perfeitas para quem procura aliar a perfeição estética a fatores como a durabilidade, praticidade e resistência.

Agora que você já sabe que a nossa missão é transformar aço e madeira em verdadeiras obras-primas, vem conhecer as nossas peças! Espreite agora mesmo o nosso Instagram ou visite o nosso site.

Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário