Madeira, MDF e compensada: por que usá-las?

Madeira

Uma famosa premissa do design afirma que “a forma deve seguir a função”.

De acordo com essa ideia, na hora de escolhermos um móvel ou um objeto, não basta apenas pensar no aspecto estético do objeto – é preciso também considerar o fim a que ele se destina. Mas além de considerar beleza e funcionalidade, outro fator importantíssimo é o tipo de material utilizado. Esse aspecto, de fato, é tão importante quanto os demais e deve também estar subordinado ao uso que faremos dos objetos que nos rodeiam.

Madeira, MDF e madeira compensada são alguns dos materiais mais populares no design moveleiro. Cada um deles apresenta particularidades e oferece níveis diferentes de resultados estéticos, de durabilidade e de resistência a agentes externos. É importante conhecer tais características precisamente para fazer uma escolha que melhor se adéqua aos resultados pretendidos.

Então, pensando nisso, no post de hoje ajudamos você a diferenciar entre Madeira, MDF e compensada. Continue a leitura para saber mais!

 

Madeira

A madeira é dos materiais mais antigos utilizados pelo homem. Como já escrevemos aqui no blog em post recente (confere aqui), ela se tornou mesmo um símbolo da própria matéria-prima, evocando um sentido de “força vital”.

Material universal e atemporal, ela é utilizada para diferentes propósitos e ambientes, da construção de casas e edifícios à indústria moveleira. Isso se deve, em grande parte, ao fato de a madeira ser um produto resistente e duradouro, que imprime um tom de rusticidade e sofisticação à decoração dos interiores, combinando praticamente com tudo.

diversos tipos de madeira disponíveis no mercado para a fabricação de móveis, o que resulta em uma grande diversidade de materiais com diferentes características mecânicas, de densidade, higroscopia (propriedade de absorver água), cor, grão, resistência ao apodrecimento e odor, entre outras.

A chamada “madeira de lei” é a madeira maciça, de árvore, a única em 100% natural. Devido à sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e à umidade, os móveis dela resultantes apresentam um longo tempo de vida útil, com um excelente resultado estético.

Geralmente, essa madeira passa por vários tratamentos após ser cortada, o que aumenta a sua durabilidade. Por exemplo, a madeira Cumaru, que usamos nos móveis da Léo, chega a durar 100 anos! É importante que o cliente se certifique de que a madeira utilizada tem origem legal e foi produzida em uma reserva legalizada. Em caso de madeira nativa, isso pode ser comprovado pelo Documento de Origem Florestal (DOF), que é emitido pelo Ibama.

 

MDF

MDF é a sigla das palavras inglesas “Medium Density Fiberboard” – ou, em bom e velho português, “Fibra de Madeira de Densidade Média”. A sigla em inglês dá-nos pistas sobre a origem deste material. De fato, ele foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 1960 nos Estados Unidos da América.

O MDF resulta da junção de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada e cozida no vapor e pressão, se separando uniformemente. Depois disso, o material resultante é ligado com resinas e passa por um processo de calor e prensagem até obtermos a espessura desejada. A chapa resultante é leve e pouco densa.

Entre as suas características estão o seu preço mais acessível e a sua resistência a cupins e outros insetos. Por outro lado, trata-se de um material mais frágil em comparação com a madeira maciça, com um tempo de vida menor e menos resistência à umidade.

 

Madeira compensada

O compensado ou madeira compensada é um material derivado da madeira, feito com placas de entalho de madeiras retiradas dos troncos das árvores. As camadas são coladas umas às outras com colas fortes, sob pressão e temperatura adequadas. Geralmente, usa-se resina fenólica, fazendo deste um tipo de material composto.

Inventada por Immanuel Nobel (sim, o fundador do Prêmio Nobel), a madeira compensada oferece mais resistência à umidade do que o MDF e tem também maior vida útil. O custo é intermediário.

Nas criações da Léo Móveis, utilizamos diferentes madeira de lei.

Árvores como a Cumaru, a Tauari e a Garapeira garantem aos nossos clientes móveis com excelente qualidade e durabilidade, o que, aliado ao nosso design contemporâneo e sofisticado, é o nosso diferencial. Vem conhecer as nossas opções de mesas, baquetas, estantes e outros itens para a sua casa no nosso Instagram.

Até o próximo post!

 

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário