Ideias inspiradoras para recepção: saiba como ter um espaço bonito, confortável e funcional

Mulher na recepção atendendo telefone

Sabe aquela coisa de “a primeira impressão é aquela que fica”? Por essa ser uma ideia muito difundida que se cristalizou no senso comum, talvez você se surpreenda ao saber que ela tem base científica. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, estimam que basta uma fração de segundo — e não é modo de dizer — para que formemos uma opinião sobre algo. Nesse ínfimo espaço de tempo, mais breve do que um piscar de olhos, o cérebro humano constrói imagens que é mais difícil desconstruir posteriormente.

Nos negócios, esse fato não pode ser negligenciado. Afinal, a primeira impressão poderá determinar todo o comportamento do cliente em relação à empresa – se ela conseguir veicular os valores adequados e a atitude certa logo de início, há muitas mais vezes de conquistar e fidelizar o público-alvo. E quando um cliente adentra uma empresa, o seu primeiro contato é com a recepção.

Esse espaço desempenha, assim, um papel de grande importância para a própria saúde dos negócios. Para garantir que a imagem da empresa seja transmitida de forma positiva, é preciso caprichar na apresentação e fazer desse ambiente um cartão de visitas à altura. Simultaneamente, o local deve ser confortável e funcional.

Pensando em como combinar todas essas características, no post de hoje reunimos dicas para decorar e organizar a recepção da sua empresa e causar uma boa impressão. Continue a leitura e inspire-se!

Aspectos gerais

 

A recepção deve ser instalada em um local bem iluminado, bem ventilado e com temperatura adequada – nem muito fria, nem muito quente. A logomarca deve ser colocada em lugar de destaque, com um tamanho generoso, e deve ser posicionada de modo a que esteja no campo de visão do público assim que ele adentra a empresa. Isso ajuda a fixar a identidade visual.

É sempre bom contar com banheiros perto da recepção. Eles devem estar impecavelmente limpos e organizados. Disponibilizar água potável é fundamental e, se possível, oferecer também chá e café.  As revistas são opcionais, mas especialmente interessantes caso a recepção seja um local de espera para os clientes. As publicações escolhidas deverão ser variadas e, claro, atualizadas.

Cores

As cores são um aspecto essencial da decoração. Para além do apelo estético, elas influenciam até mesmo o humor das pessoas. Podemos afirmar que existem pelo menos dois fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o perfil cromático de uma recepção.

Em primeiro lugar, é importante considerar os tons que integram a identidade visual da empresa, não só aqueles presentes no logo, mas também em outros ambientes do edifício. Depois, deve-se considerar a que tipo de ambiente que a recepção deve ser. A intenção é criar um espaço mais despojado ou mais tradicional? Mais tranquilo ou mais intenso? Paredes brancas podem ser uma ótima pedida em empresas mais tradicionais, mas provavelmente não vão ser uma aposta interessante em um negócio de cunho mais criativo.

Imaginemos que o amarelo seja a cor principal da logomarca. Se a intenção for passar uma primeira impressão de um décor mais calmo, esse tom deve ser usado com parcimônia, mas pode, sim, estar presente. Talvez pintar todas as paredes dessa cor não seja uma boa escolha, mas apostar em detalhes e acessórios nesse tom está valendo. Por outro lado, se a escolha foi criar um ambiente mais marcante, pode-se, sim, usar e abusar do amarelo.

Objetos

Como dissemos de início, a recepção deve ser um lugar confortável, bonito e funcional. Essas características devem estar presentes em todas os detalhes. Por isso, é importante listar os objetos que serão incluídos nesse espaço pensando em dois categorias: os objetos de decoração e aqueles que têm uma função propriamente dita.

Por exemplo, as revisteiras, as lixeiras e os porta guarda-chuva são objetos com funções bastante específicas, mas isso não quer dizer que eles mereçam uma atenção especial – pelo contrário, eles também devem ser escolhidos considerando também o aspecto estético, fundamental para criarmos um ambiente harmônico.

Em relação aos objetos de enfeite, é preciso ser seletivo e ter em mente que eles devem conversar com o todo do ambiente. Considere também que ter muitos itens espalhados podem causar uma impressão de excesso e desorganização. As plantas são uma boa aposta. Jiboias, cactos, babosas e bambus são espécies que resistem bem às condições adversas, como ar condicionado e pouca luz natural, sendo fáceis de cuidar.

Mobiliário

O mobiliário de uma recepção inclui algumas peças que não podem faltar, mas que variam consoante o tipo de negócios. Balcão ou mesa para o recepcionista, lugares para sentar e mesas de centro costumam ser os itens indispensáveis. Mais uma vez, a ideia é combinar o lado estético com funcionalidade e conforto.

Os móveis devem ser dispostos de modo a não comprometer a circulação das pessoas. Se o local é pequeno, a dica é optar por uma abordagem minimalista e reduzir o número de peças ao estritamente necessário; se a empresa conta com uma recepção grande, poucas peças podem criar uma sensação de vazio indesejada.

Além disso, é importante considerar a durabilidade dos móveis. Note que eles serão usados por um grande número de usuários, dos mais diferentes perfis de altura e peso. Então, para evitar gastos com manutenção e troca constante, o ideal é investir em qualidade e resistência.

Na Léo Móveis Contemporâneos, temos uma linha de móveis especialmente pensados para as empresas. São peças em madeira, ferro e aço de alta qualidade e durabilidade, com um design moderno, distinto e elegante, sem abrir mão do conforto. Confira o nosso Instagram e conheça nossas mesas, poltronas e estantes para o ambiente corporativo.

Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário