5 dicas para decorar a sala de reunião, conferência ou treinamento

Sala de reunião com pessoas reunidas

Espaços como as salas de reunião e de conferência são palco de algumas das decisões mais importantes para o futuro das empresas. Além disso, não raro esses espaços recebem visitantes externos – clientes, investidores e parceiros. Assim, ao pensar na decoração e na organização geral desses ambientes, é importante que haja uma preocupação não só com o aspecto funcional dos móveis e demais objetos, mas também com a imagem que a empresa deseja projetar de si mesma para quem vem de fora.

Um ambiente bonito, bem equipado e agradável certamente ajuda a firmar uma boa impressão, evocando um ar de profissionalismo e comprometimento. Por outras palavras, quanto mais confortável, funcional e bonita for uma sala de reunião, certamente mais credibilidade a empresa irá transmitir ao público externo.

Pensando nisso, neste post reunimos 5 dicas do que levar em conta para obter uma sala de reuniões impecável. Essas dicas valem também para salas de treinamento e conferências. Continue a leitura para saber mais!

#3 Escolha a estrutura apropriada

A sala de reuniões (ou de treinamentos) deve ser instalada em um local adequado dentro da empresa. Comece por considerar o fator tamanho. Estime quantas pessoas usarão a sala, traduza isso em termos de dimensões e não economize em espaço. De fato, vale a pena reservar um cômodo privilegiado para este tipo de sala, porque se trata de um ambiente importante e, afinal de contas, você não quer seus funcionários, clientes ou parceiros espremidos num cubículo.

Além do tamanho, é necessário considerar aspectos como temperatura, ventilação, acústica e nível de ruído nas imediações, tudo de acordo com a realidade de cada empresa. Por exemplo, se o seu prédio fica numa rua movimentada, o ideal é instalar a sala de reuniões em uma parte mais reservada, longe tanto quanto possível do barulho, de modo a evitar interferências e distrações e garantir a concentração.

Em relação à sala de treinamento, é importante também levar em conta que o posicionamento dos móveis pode mudar com relativa frequência, dependendo das dinâmicas das capacitações ofertadas. Assim, muito cuidado com a escolha do piso – de preferência, eleja um tipo menos sujeito a riscos e manchas.

#2 Preocupe-se com uma iluminação adequada

Você certamente já deve ter notado que em certos ambientes ficamos rapidamente cansados. Por outro lado, há lugares que criam de imediato uma sensação de conforto e de disposição para o trabalho. Talvez o que você não saiba é que a diferença entre esses dois tipos locais pode estar em algo tão simples quanto a iluminação, que também é um aspecto a ser considerado na decoração.

Segundo um estudo de 2014 publicado no “Journal of Clinical Sleep Medicine”, funcionários que desfrutam de mais luz (especialmente luz natural) durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e produtivos e de manterem o bom humor. Portanto, ambientes frios e poucos iluminados devem ser evitados ao máximo.

Veja algumas dicas:

– Se possível, invista em janelas amplas e deixe entrar a luz natural;

– Use uma iluminação difusa, ou seja, que se projete de forma homogênea no local. As variações de intensidade de luz não são confortáveis para os olhos e os pontos escuros não favorecem o trabalho;

– Escolha plafons e luminárias que dialoguem com resto da decoração. Lâmpadas LED ou fluorescentes são recomendados porque iluminam bem e evitam excesso de consumo e calor.

#3 Invista em equipamentos adequados

Alguns itens tecnológicos não podem faltar em uma sala de reuniões bem equipada: equipamentos para projeção (datashows), lousa para anotações e caixas de som. Esses são itens básico, claro, pois, dependendo da realidade da sua empresa, outros equipamentos podem ser adicionados. Tudo deve estar a postos de modo a dar suporte às atividades corporativas.

Na sala de treinamento, são necessários computadores, TVs, flip charts e lousa, entre outros itens.

#4 Pense na sala de reunião como a alma da empresa

Como decorar a sala de reuniões? Que acessórios, quadros, tapetes e cores escolher? Obviamente, não há uma resposta única para essa questão, mas a dica é: a sala de reuniões deve refletir os valores e a personalidade da empresa. Como já dissemos, aqui são recebidas pessoas de fora e tomadas decisões cruciais; por isso, o espaço merece uma atenção especial.

Podemos então pensar nos seguintes termos: o estilo desse ambiente deve ser harmônico em relação aos demais espaços da empresa – se as outras salas têm um vibe moderna e descontraída, o ideal é que a sala de reuniões também siga essa tendência. É a continuidade que a ajuda a criar uma identidade visual para a empresa.

#5 Invista em mobiliário

Mesas, cadeiras, estantes: o mobiliário é aquilo que em grande parte define a cara de um ambiente. Em uma sala de reunião ou de treinamento, o que se pretende é aliar quatro coisas: funcionalidade, durabilidade, ergonomia e estética. Por outras palavras, os móveis devem ser:

– Apropriados às funções que nele serão desempenhadas;

– Resistentes, atendendo a que serão usados por todo o tipo de pessoas;

– Confortáveis e adequados à anatomia humana, estimulando o bem-estar no trabalho;

– Bonitos e com um design interessante.

Na Léo Móveis Contemporâneos, reunimos todas essas características em móveis especialmente pensados para as empresas. Quer conhecer as nossas opções de mobiliário em aço e madeira de alta qualidade e durabilidade para incluir na decoração da sua sala de reuniões? Confira o nosso Instagram e escolha as suas peças preferidas.

Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário