Ambientes integrados são tendência na arquitetura

sala sem divisórias

Cozinha, sala de estar, quarto, escritório. Essa divisão rígida dos vários compartimentos da casa, demarcada por paredes, está sendo cada vez mais substituída por uma tendência arquitetônica chamada de “ambientes integrados”.

A ideia de integrar os espaços é uma das principais propostas de um estilo de decoração que surgiu em Nova York nos anos 1950 e que continua muito em voga nos dias de hoje. Trata-se do estilo industrial. Em pleno “boom” imobiliário, que envolveu um aumento significativo da demanda por moradia e, simultaneamente, dos preços do aluguel, os novaiorquinos passaram a alugar antigos edifícios comerciais ou industriais e a transformar esses amplos galpões sem divisórias em moradias.

Na arquitetura integrada, são abolidas as divisões de boa parte dos cômodos da casa – ou seja, eles passam a dividir o mesmo espaço físico. Com esse layout open space, ideia é reunir ambientes com duas ou mais funções em um só lugar, agrupando os compartimentos da casa. Trata-se de uma aposta que reflete a necessidade de praticidade e de otimização do espaço na vida moderna. Além de ser usada nas moradias, essa tendência tem sido aplicada frequentemente aos ambientes corporativos, proporcionando e interação entre os funcionários e entre os diversos setores de uma empresa.

Neste post, enfatizamos as vantagens dos ambientes integrados e listamos dicas de como aderir a essa tendência. Continue a leitura para ideias inspiradoras!

Por que aderir aos ambientes integrados?

São várias as vantagens de optar por uma arquitetura integrada. A praticidade é, sem dúvida, um aspecto que merece destaque. Abolindo as divisórias, os ambientes ficam com acesso facilitado, sem barreiras arquitetônicas como vãos, paredes e portas. Há, claro, um impacto financeiro associado a essa escolha – com a redução dessas barreiras, a economia é muito maior. Por isso, em cidades grandes, onde o espaço é caro e escasso, essa tendência tem conquistado cada vez mais adeptos.

Outro aspecto vantajoso é o estético. Essa opção integrada imprime um conceito moderno, arejado e arrojado aos ambientes, reinventando a própria noção de “casa”. A ventilação e a iluminação também são otimizadas. Por último, nessa tendência, as famílias têm mais oportunidade de aproveitarem juntas o pouco tempo de que dispõem.

É importante também referir que mesmo os fãs dos ambientes integrados admitem algumas vantagens associadas a esse estilo arquitetônico. Um dos inconvenientes é a questão da privacidade e da própria organização dos cômodos, que acabam ficando mais bagunçados. Por isso, ao fazer qualquer escolha é importante considerar a rotina e o estilo de vida dos moradores.

Ideais para ambientes integrados

A ideia de eliminar paredes é apenas uma das estratégias para obter os chamados “ambientes integrados”. Veja a seguir outras soluções.

Grandes janelas ou portas de vidro

Investir em portas ou janelas grandes de vidro cria a sensação de ambientes mais amplos e dá mais luminosidade natural aos cômodos da casa.

Outro efeito dessa ideia é proporcionar uma integração visual entre os ambientes interno e externo, melhorando a ventilação da casa.

Jardins dentro de casa

Jardins de inverno, pergolados ou jardins verticais dentro de casa são formas de trazer para dentro da casa um espaço exterior por excelência. Proporcionar proximidade com a natureza é um benefício desta ideia.

Os jardins de inverno são aqueles normalmente fechados em uma redoma de vidro específica – as espécies aí plantadas devem ser, de preferência, aquelas que não exigem muita luz solar direta. Já os jardins verticais, construídos em estruturas específicas, podem ser instalados em diferentes partes da casa, sempre levando em conta as condições de luminosidade e ventilação de cada ambiente.

A nossa Floreira Ilos, espaçosa e com um design distinto, é uma excelente opção para concretizar essa ideia, promovendo o convívio com a natureza e deixando o ambiente com ar fresco e renovado. Veja como ela roubou a cena e transformou esta sala de estar um cômodo completamente diferente:

floreira de parede

Continuidade de elementos

Outra forma bastante eficaz e criativa de criar uma continuidade entre os diversos ambientes é o uso de elementos em comum. Cores semelhantes ou complementares, materiais que se repetem ou móveis de um mesmo estilo são estratégias para obter esse efeito.

A nossa linha de mesas laterais e banquetas é uma excelente ideia para concretizar essa ideia. Produzidas com materiais e cores semelhantes (madeira e aço), elas apresentam um design único para cada peça, injetando inventividade e irreverência aos ambientes, ao mesmo tempo em que cria uma linguagem comum para os diferentes cômodos da casa.

Banquetas de madeira e aço mesas de aço e madeira

Inspirado para colocar essas ideias em prática e quer mais opções de móveis de aço e madeira de alta qualidade para incluir na sua decoração? Confira o nosso Instagram e escolha as suas peças preferidas.

Até o próximo post!

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário