Inspira-se: sua casa ou apartamento com uma pegada industrial

Há tendências passageiras – é assim na arte, na moda, na arquitetura…

Na decoração, também não é diferente.

Mas a verdade é que, nesse domínio, existem determinadas tendências que são verdadeiramente perenes e cujos principais traços influenciam outras tendências, sendo aplicados a vários ambientes.

Um excelente exemplo desse tipo de tendência é a decoração de estilo industrial. Tendo surgido nos Estados Unidos nos anos 1950, desde então, esse estilo se espalhou pelo mundo afora e nunca saiu realmente de moda, estando ligado ao que há de mais moderno e elegante na decoração de interiores. Muitos das suas principais características são utilizadas em detalhes e procedimentos de espaços tão diversos quanto um escritório comercial ou uma sala de jantar.

 

No post de hoje, apresentamos dicas de como deixar a sua casa ou apartamento com uma verdadeira pegada industrial. Continue a leitura para saber mais sobre esse estilo e inspirar-se!

 

Um pouquinho de história

O estilo industrial surgiu na cidade de Nova York – como já dissemos, foi na década de 1950.

Nessa época, a cidade passava pelo chamado “boom imobiliário”, um aumento significativo da demanda por moradias, fruto de crescimento econômico. Esse cenário levou a um incrível aumento dos preços dos aluguéis, com valores médios que chegando ao triplo do preço normal em algumas áreas.

Nesse contexto, alugar um apartamento por um preço razoável passou a ser grande desafio. Foi então que os artistas nova-iorquinos engendraram uma solução: eles passaram a alugar prédios comerciais ou industriais desocupados pela módica quantia de US$ 100 por ano – tome nota de que U$ 90 era o preço médio mensal do aluguel de um apartamento convencional naquela época!

Esses espaços – chamados de “lofts” – eram amplos e arejados e foram aos poucos sendo transformados em verdadeiros lares, mas sem deixar de lado o aspecto rústico e austero de chão fábrica. Aos poucos, os lofts passaram a ser dos espaços mais procurados de Nova York e deram origem ao estilo industrial de decoração.

Ele se tornou tão popular que talvez você até tenha na decoração da sua casa algum elemento dessa pegada e nem saiba. Mas, afinal de contas, em que consiste esse estilo na prática? Como deixar a sua casa com cara de loft nova-iorquino? Vem ver!

 

Estrutura inacabada

Um dos aspectos centrais do estilo industrial é a vibe de algo rústico e inacabado. Então, para integrar a sua casa ou apartamento nessa tendência, recorra a elementos como tubulações e vigas aparentes, fios elétricos e paredes ou superfícies sem acabamentos.

Sabe esta parede tijolinho que complementa a decoração e deixa tudo mais charmoso? Então, ela é um legado do estilo industrial.

Fonte: Decoholic  

Se você não puder ter uma verdadeira parede de tijolos, você pode simular esse efeito com tintas que imitam a textura do cimento ou mesmo com um papel de parede.

 

#2 Cores frias

Em uma casa tipicamente decorada no estilo industrial, devem predominar as cores frias, como tons terrosos, de preto ou cinza. Esses tons podem aparecer na escolha das cores das paredes e dos móveis, mas também em detalhes como cortinas, almofadas e objetos de decoração em geral.

Note que as cores mais vivas são também bem-vindas, ainda que de forma mais pontual. No exemplo a seguir, a cadeira vermelha e o tapete criam um belo contraste com o tom sóbrio das paredes cinzas.

Fonte: Madeirol  

 

#3 Ambientes integrados

Ao tentar transformar os amplos galpões sem divisórias em moradias, os artistas nova-iorquinos dos anos 50 não tinham dinheiro para reformas. Assim, nos lofts não existiam paredes internas – cozinha, sala, quarto… tudo era integrado mesmo.

Essa característica vingou e ainda hoje está associada ao estilo industrial.  Assim, ambientes com duas ou mais funções são unidos em um só lugar, agrupando os compartimentos da casa. Trata-se de uma ideia que reflete a necessidade de praticidade na vida moderna.

 

Olha este exemplo em que o quarto e o home office são integrados ao mesmo espaço:

Fonte: Weg   

 

#4 Mistura de materiais

Refletindo um carácter improvisado e informal, a mistura de materiais é outra das características da pegada industrial. Quando falamos em “materiais”, falamos mais especificamente de madeira, metal, concreto e couro. A ideia é incorporá-los à decoração tanto na estrutura quanto no mobiliário ou em artigos de decorações.

Combine também o antigo com o moderno, o retrô com o contemporâneo. Olha este exemplo: além da mistura de materiais, salta aos olhos a cadeira de recorte clássico justaposta a uma parede tijolinho.

blank

Fonte:  Microreve 

 

#5 Mobiliário

Na pegada industrial, o mobiliário é inconfundível. Feitos principalmente de madeira, aço e ferro, as peças seguem uma tendência minimalista, com um recorte geométrico e cores frias.  Exalando sofisticação, esses móveis garantem alta durabilidade e qualidade, oferecendo opções em diversos tamanhos e formatos.

Veja a seguir uma cozinha decorada nessa pegada com peças da  Léo Móveis. Chama a atenção as peças de recorte distinto, produzidas em madeira de alta qualidade associadas à durabilidade do aço submetido a pintura eletrostática a pó para um tipo de revestimento anticorrosivo.

©Leo Móveis

 

Quer conferir inúmeras outras opções de móveis para transformar o seu lar em um verdadeiro loft nova-iorquino? No nosso site e nas nossas redes sociais, você encontra peças como aparadores, estantes e poltronas no estilo industrial, incluindo móveis para áreas externas.

 

Até o próximo post!

 

Léo Móveis Contemporâneos

 

 

Os comentários estão desativados.