10 fotos inspiradoras de móveis de ferro e madeira para a cozinha

Entre as qualidades do mobiliário de madeira e ferro, está a versatilidade. Eles combinam com absolutamente tudo! Sim, e não é exagero afirmar isso. Basta pensarmos que esse tipo de móveis pode ser usado em um ambiente com uma pegada mais contemporânea ou inserido em uma decoração mais tradicional. Eles ficam bem no interior de qualquer cômodo da casa – da sala ao banheiro, mas também são uma excelente escolha para jardins, varandas, sacadas e beiras de piscina.

A madeira e o ferro são duas matérias-primas que nasceram uma para outra – uma espécie de “Romeu e Julieta” da marcenaria. De fato, esses materiais se complementam na perfeição, dando origem a peças duradouras, resistentes, sofisticadas e com todo o tipo de design, desde o mais minimalista ao mais trabalhado ou tradicional.

Recentemente aqui no blog, nós apresentamos dicas de como integrar as peças de ferro e madeira a ambientes tão diversos quanto o apartamento compacto, o espaço corporativo, a cozinha, a sacada, o quarto e até uma biblioteca. Hoje, voltamos a nossa atenção para a cozinha e mostramos como esse mobiliário fica bem no cômodo que é conhecido como o coração da casa.

 

Então, vem com a gente se inspirar e conferir as dicas que você deve levar em conta ao decorar esse espaço!

 

Dicas de decoração para cozinha

A cozinha é um cômodo essencial em qualquer casa – pode até ser que não se tenha sala ou quarto ou varanda, mas é impensável um imóvel sem uma cozinha. Pequena ou mais compacta, ela tem que existir!

Atualmente, com espaços cada vez mais reduzidos, principalmente nos ambientes urbanos, a cozinha passou a ser um ambiente integrado – um cômodo conjugado à sala, no chamado “estilo americano” ou “cozinha aberta”, ou ainda acumulando as funções de sala de jantar e lavanderia.

Seja qual for o caso, o consenso é que a decoração de uma cozinha deve ser prática e funcional, atentando-se aos propósitos a que se destina – cozinhar, receber convidados etc. – e, claro, bonita!

Vejamos a seguir algumas dicas mais gerais para se conseguir isso.

 

#1 Considere os pontos de hidráulica e elétrica com que a cozinha conta

Os pontos de hidráulica e elétrica são o ponto de partida para qualquer projeto deste cômodo. Afinal, eles irão definir a posição de muitos móveis, caso, claro, os donos não queiram evitar mudanças de tubulação ou obras para acrescentar tomadas.

 

#2 Considere para que servirá a sua cozinha

Passada essa primeira etapa de levantamento do espaço com que se conta, o segundo passo é considerar para que situações a cozinha será usada – isso definirá os móveis e eletrodomésticos de que precisaremos. Ela servirá apenas para cozinhar ou também para receber os amigos? Você cozinha muito ou pouco?

 

#3 Disposição dos móveis

A disposição dos móveis varia muito, dependendo do tamanho disponível. Mas cá vão dicas de ouro: procure posicionar a geladeira longe do fogão, e o fogão perto da pia. Durante a preparação das refeições, a sujeira que respinga das panelas pode atingir a geladeira, sujando a sua superfície. Há ainda o risco de a porta desse eletrodoméstico bater no cabo de alguma panela, causando um acidente.

A pia perto do fogão facilita de mais um ato tão simples quanto o de escorrer um macarrão ou jogar na panela ingredientes recém-picados.

 

#4 Escolha um ponto de destaque

A cozinha não é lugar para termos um sem fim de peças decorativas – até por razões de higiene mesmo. Então, escolha algumas poucas peças estratégicas e as posicione em um lugar de destaque. Pode ser um vaso de flores bonito, um eletrodoméstico diferente, uma luminária diferentona ou um quadro criativo.

Até mesmo as panelas – que, claro, têm a função primordial de preparar os alimentos – são hoje comercializadas em modelos tão bonitos que podem ficar à mostra, tornando verdadeiras peças de decoração que deixam a cozinha com cara de… cozinha!

 

#5 Peças resistentes

Tenha em atenção que a cozinha é um espaço de circulação frequente e que produz sujeira. E chão e paredes engordurados pedem uma boa limpeza. Por isso, o ideal é apostar em peças resistentes, que durem bastante e tenham uma fácil manutenção. Acabamos de descrever duas características dos móveis de madeira e aço.

Por isso, vejamos a seguir como eles podem ser integrados à decoração desse cômodo.

 

Móveis de ferro e madeira para a cozinha

Nas cinco inspirações a seguir, a cozinha orbita à volta de uma bancada principal, sempre feita de madeira e ferro.

No primeiro exemplo, essa peça, extremamente resistente, abriga pia e fogão, com inúmeras gavetas que servem de armário. Trata-se de uma solução extremamente funcional, que poupa muito espaço, liberando o restante do cômodo para uma mesa que foi posicionada ao lado. Destacam-se ainda as banquetas de madeira e ferro, no mesmo tom escuro da bancada.

Fonte: Meister 

 

Neste exemplo, as diferenças em relação ao anterior ficam por conta do tom da madeira e do fato de a bancada não abrigar o fogão.

Fonte: Archiproducts 

 

Nós simplesmente amamos o contraste de cores criado pelo mais claro da bancada principal com o preto da restante da peça. Neste caso, essa bancada serve como mesa e como armário. Chic e funcional!

Fonte: Houzz 

 

Vejamos outras duas variações desse modelo, com outros tons de cores.

Fonte: Houzz 

 

Fonte: Houzz 

 

E quem disse que na cozinha só valem as cores neutras? O charme deste exemplo está precisamente nos detalhes em amarelo. Chamamos a sua atenção agora para a prateleira de madeira e aço à esquerda. Quando aludimos à inventividade que o ferro permite é a este tipo de peças que nos referimos. Apesar de minimalista, o formato dessa peça é incrível e agrega personalidade e ousadia ao ambiente.

Fonte: Home Designing 

 

Cozinha pequena com móveis de madeira e aço? Tem também! Olha este exemplo supercharmoso.

Fonte: Southernliving

 

Na próxima inspiração, o destaque absoluto vai para as prateleiras de madeira e aço. Por serem vazadas, além de poderem abrigar peças de decoração, como é o caso da foto, essas peças podem ainda deixar à mão os utensílios de cozinha mais usados.

Fonte: Casa Decorada 

 

Os dois exemplos a seguir são peças de madeira e ferro da Léo Móveis, feitas sob medida. O resultado, pensado milimetricamente para atender às necessidades dos usuários, é uma cozinha linda, funcional e com um mobiliário que resistirá ao tempo.

Fonte: Léo Móveis.

 

Neste exemplo, mostramos uma área gourmet, complementando a cozinha. O destaque vai para o charmoso carrinho de churrasco Naxos, em madeira Madeira Garapeira, e para as nossas banquetas Legião.

Fonte: Léo Móveis.

 

Por hoje, é tudo.

Esperamos que este post tenha inspirado(a) você a decorar a sua cozinha com peças de madeira e aço. Na Léo Móveis, desenvolvemos esse tipo de móveis sob medida, de acordo com a necessidade do seu projeto. Para um orçamento, é só entrar em contato conosco agora mesmo!

 

Até o próximo post!

 

Léo Móveis Contemporâneos

 

Os comentários estão desativados.