5 dicas para montar a sua horta ou jardim

Jardim

 Provavelmente, você já deve ter ouvido por aí que o contato com a natureza tem relação direta com a nossa saúde física e mental. Esse é um fato que inclusive tem comprovação científica.

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que as pessoas que têm pelo menos 30 minutos diários de contato com a natureza estão menos propensas a desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e depressão. A pesquisa, que contou com a participação de cerca de 1.500 pessoas, concluiu que os seres humanos precisam de uma dose de natureza diária.

Para quem mora em cidades, especialmente em grandes metrópoles, esse contato com o verde pode ser um hábito bem mais difícil de concretizar. Uma boa solução para isso pode ser o cultivo de uma horta ou jardim em casa. Além de ser uma excelente terapia e uma forma de meditação e relaxamento, manter um espaço verde dá um charme especial à casa, complementando a decoração. E, dependendo do que você cultivar, ainda terá produtos fresquinhos na cozinha.

Mas o que é necessário para ter um jardim ou uma horta? Confira as 5 dicas que listamos a seguir para saber por onde começar e, depois, mãos à obra – ou melhor, mãos à terra!

 

#1 Escolha um bom espaço

Decidir onde instalar um jardim ou uma horta é, de fato, o primeiro passo. Você não precisa necessariamente de um lugar grande. O mais importante é escolher o cantinho da casa que mais recebe luz solar direta, de preferência durante mais ou menos seis horas por dia. Isso será fundamental para a saúde das plantas. Se esse lugar for protegido contra o vento e de fácil acesso, melhor ainda.

Se você contar com um bom pedaço de terra, organize os canteiros antes de começar delimitando-os para evitar a erosão (a eliminação de nutrientes pela água da chuva). Você pode fazer isso com tijolos, blocos ou mesmo pneus.  Caso não tenha esse espaço, não tem problema algum. Você pode usar a criatividade e plantar em locais tão inusitados como latas de chá ou canecas de louça, que podem aproveitar a luz do sol ficando no parapeito da janela. Um simples cocho de madeira instalado na varanda já é o suficiente para trazer o verde ao seu dia a dia.

Uma outra ideia é montar a horta ou o jardim em uma floreira. Por exemplo, a nossa Floreira Ilos é perfeita para quem não dispõe de muito espaço. Vertical e com um design distinto, ela é produzida em aço 1020, com acabamento galvanizado em pintura eletrostática a pó, oferendo proteção UV, o que é ideal para os ambientes externos.

Floreira ilos

#2 Prepare a terra

A terra que irá receber as plantas é naturalmente outro aspecto importante de uma horta ou de um jardim.

Ela deve ser fértil e estar adubada e fofa. Periodicamente, a terra deve receber novos nutrientes. Há adubos e fertilizantes prontos que você pode encontrar em lojas especializadas. Existem também as versões caseiras. Por exemplo, a casca do ovo estimula o crescimento das plantas. Para usá-la como adubo, basta triturar as cascas no liquidificar até virar uma farofa e polvilhá-la sobre o substrato.

Quem fala em terra, fala também em água. A quantidade de irrigação varia muito de planta para planta. Por exemplo, a espada de São Jorge só precisa ser aguada uma vez por semana. Mas se você tem uma horta e nela decidiu plantar alface, saiba que terá que irrigá-la diariamente. De todo modo, podemos estabelecer a seguinte regra que se aplica à maioria das plantas e vegetais: o solo não pode ficar encharcado para que não haja a proliferação de bactérias ou fungos.

 

#3 Escolher o que cultivar

Essa é uma parte trabalhosa, mas também muito prazerosa de cultivar uma horta ou jardim: que plantas e vegetais escolher? A seguir, listamos algumas perguntas que você pode tentar responder para facilitar essa tarefa:

– Quais as suas plantas preferidas?

– Quais as plantas que melhor se adaptam ao local que eu tenho disponível (clima, incidência de sol, espaço disponível para crescimento, tempo para cuidar delas)?

–  Que vegetais e condimentos você gostaria de ter à mão na hora de cozinhar?

Algumas sugestões nossas:

– manjericão, salsa e cebolinha são de fácil cultivo;

– Jiboias, cactos, clorofitos e babosas são exemplos de plantas ideais para quem está começando a se aventurar na jardinagem, pois não requerem muito cuidado e sequer precisam de muito sol.

 

#4 Conheça as plantas

Essa é outra parte muito interessante de cultivar uma horta ou um jardim. É importante conhecer as necessidades específicas das plantas que você escolheu – substrato ideal para o plantio, quantidade ideal de sol, água, poda, pragas e doenças etc. Só assim você cuidará bem delas.

Para isso, a solução é estudar. Você pode, por exemplo, recorrer a livros, blogs ou tutoriais no Youtube. Há ainda cursos online, como este da Escola de Botânica, que ensina a cultivar plantas em casas e apartamentos.

 

#5 Ferramentas úteis

Por último, para cultivar uma horta ou jardim, você precisará investir em algumas ferramentas essenciais. Uma listinha básica inclui pás, tesoura de poda, regador de jato fino, enxada, carrinho de mão, baldes e luvas.

Agora que você sabe por onde começar na hora de cultivar um espaço verde na sua casa, que tal complementar esse cantinho com móveis bonitos e sofisticados? Dá uma olhada no nosso Instagram ou visita o nosso site – além das floreiras, temos inúmeras peças para áreas externas, como espreguiçadeiras e bancos.

Até o próximo post!

 

Léo Móveis Contemporâneos

Deixe um comentário